Tudo sobre ser uma Aceleradora de Inovação

Uma aceleradora de inovação faz o trabalho de coleta de dados, diagnóstico, análise e elaboração de um plano para desenvolver a cultura de inovação da organização.

Aceleradoras no geral são organizações que investem em desenvolver negócios e intensificar o crescimento dos que já têm uma base formada. Portanto, quando falamos de ser uma aceleradora de inovação, queremos ajudar líderes a ter consciência da sua capacidade de inovação atual e evoluir para ser mais competitiva, identificar novas fontes de receita e criar um futuro promissor para seu negócio.

A cultura de inovação é fundamental para o sucesso duradouro e a competitividade das organizações. Ao investir em inovar de forma consistente, trabalhando suas lideranças, indivíduos e processos, a cultura se torna cada vez mais única e impossível de ser copiada. E é a partir de cenários como esse que a aceleração da sua cultura de inovação se torna cada vez mais recomendada.

Aqui, na Innoway, acreditamos que a inovação não é apenas um termo da moda, mas sim um compromisso com melhorar continuamente a vida das pessoas. Depois de muitos anos estudando e aplicando nossos conhecimentos sobre inovação nas mais diversas organizações, coletamos e analisamos um banco de dados proprietários que pode e deve ser utilizado para impactar o mundo.

Por isso optamos pela coragem – e um tanto pela ousadia – em nos posicionarmos como uma aceleradora de inovação para amplificar ainda mais o nosso propósito de inovar o presente para impactar o futuro.

Nos próximos parágrafos nossa intenção é explicar um pouco melhor o que é de fato uma aceleradora de inovação, o que ela faz de verdade e a importância deste trabalho para o ecossistema e para a sua organização. 

O que é uma aceleradora de inovação?

inovação é algo inato e define nossa espécie como dominante neste planeta. Através dela, exercemos nossa humanidade. Porém, em torno dela, existem diversos mitos sobre o que é inovação de verdade e queremos desfazer essas crenças e servir todas as pessoas e organizações em seus caminhos de transformação.

Fazendo isso, acreditamos acelerar o poder de inovação das pessoas e, portanto, a cultura das organizações, tornando-as mais criativas e inovadoras em mentalidade, atitudes, processos e comunicação.

Aceleradoras no geral são organizações que investem em desenvolver negócios e intensificar o crescimento dos que já têm uma base formada. Portanto, quando falamos de ser uma aceleradora de inovação, queremos ajudar líderes a ter consciência da sua capacidade de inovação atual e evoluir para ser mais competitiva, identificar novas fontes de receita e criar um futuro promissor para seu negócio.

O que faz uma aceleradora de inovação?

O trabalho de uma aceleradora consiste em identificar o nível de maturidade em inovação que a organização está e elaborar de um plano personalizado para desenvolver sua capacidade e levá-la ao próximo estágio na sua cultura de inovação.

Por isso, para ser uma aceleradora de inovação que gera impacto consistente, ela precisa ter toda uma frente de inteligência de dados. A coleta de dados inicial possibilita conhecer em detalhes do estágio em que a organizaçao se encontra e a aplicação de uma inteligência em cima deles possibilita saber exatamente onde a aceleradora pode e deve atuar para atingir os objetivos.

A coleta de dados é feita por meio de pesquisa aplicada entre os colaboradores e líderes da organização e precisa, para ter validade estatística, de um número mínimo de respondentes. Atingindo esta validade, é possível determinar qual é o Poder de Inovação da organização e traçar um plano de aceleração adequado à realidade dela. Este plano define ações e prioridades em termos de mentalidade, estratégias e tecnologia que devem ser colocadas em prática.

Uma aceleradora de inovação faz todo esse trabalho de coleta de dados, diagnóstico, análise e elaboração de um plano para desenvolver a cultura de inovação da organização que está sendo acelerada.

Por que contar com uma aceleradora de inovação é interessante para as organizações?

Costumamos dizer que, se você perguntar a 10 pessoas qual é o conceito de inovação, você receberá 10 respostas diferentes. É muito fácil encontrarmos respostas genéricas ao procurar conteúdo a respeito e chegar a um conceito único é uma missão interminável.

Portanto, se a organização quer ser mais inovadora e realmente aplicar ações para promover a cultura de inovação que façam sentido para a realidade dos colaboradores e do negócio, ela precisa ter clareza de onde ela está e aonde ela quer chegar.

É por isso que, quando você conta com uma aceleradora de inovação, você conta com uma organização que possui uma base de dados extensa que permite definir o que é inovação de fato, respeitando a realidade da organização, e identificar qual é o nível de maturidade da sua cultura de inovação, quais são os pontos que precisam de melhoria e qual o melhor plano para desenvolvê-los.

Como podemos incentivar a inovação nas organizações

Acreditamos que uma organização não pode estar fazendo inovação, ela precisa ser inovadora. E a cultura de inovação é composta pelas atitudes e comportamentos de todos na organização, mas também precisa de incentivo e reconhecimento por parte dos líderes para que ela se desenvolva e se estabeleça.

É necessário também promover um ambiente adequado equilibrando a aprendizagem organizacional, os resultados e os relacionamentos confiáveis, respaldados pela segurança psicológica, que fazem a inovação constituir a essência da cultura organizacional.

Se queremos ter uma organização composta por pessoas criativas, inovadoras e com potencial para explorar o futuro sem negligenciar a eficiência no presente, precisamos principalmente de uma liderança comprometida com os valores que promovam todas essas características de forma consistente.

Especificando melhor, aqui na Innoway, acreditamos que o caminho é desenvolver líderes transformadores que criam imunidade às mudanças, que canalizam os esforços rumo ao alto desempenho, facilitem a inclusão de novos pensamentos e comportamentos.

Esses novos líderes fazem isso validando, orientando e potencializando o engajamento das pessoas com o propósito da inovação. Além disso, é essencial estimular a autogestão dos colaboradores eliminando o medo ao delegar autoridade e autonomia para ousar – sempre com objetivos claros e compartilhados, bem como regras que definam os limites para que as pessoas trabalhem com liberdade sem abrir mão da responsabilidade e do compromisso com os resultados esperados.

Qual a melhor forma de avaliar o desempenho do processo de inovação?

Para ter colaboradores com características que dêem sustentação para a cultura da inovação e ter um ambiente que permita criar vantagem competitiva no cenário atual e também futuro, é necessário medir a capacidade de inovar atual e identificar as oportunidades para poder gerenciá-las.

Podemos dividir essa avaliação entre pessoas e ciência da inovação, com formas diferentes de analisar o desempenho de cada uma.

Pessoas

Inovações são realizadas por pessoas para pessoas, em organizações compostas por pessoas. Os colaboradores são o ativo mais valioso, são eles que dão vida e propulsionam os negócios. Para avaliar o desempenho delas é necessário dar os insumos corretos aos colaboradores.

Para isso, foque todas as ações no ser humano. Entenda que são as pessoas que vão promover o impacto transformador e sustentável, então desenvolva lideranças transformadoras e reforce o propósito de inovar, permitindo que elas explorem o ambiente inovar dentro de limites saudáveis e claros.

A partir daí o desempenho de cada colaborador pode ser avaliado levando em conta dois grandes pilares: o Intraempreendedorismo e a Adaptabilidade.

No Intraempreendedorismo é possível mensurar o quão engajados estão os indivíduos para inovar baseados no seu senso de significado, progresso, autogestão e criatividade. Na Adaptabilidade é possível identificar mensurando a agilidade do coletivo, que resulta do equilíbrio entre aprendizado, relacionamento e resultados.

Para identificar como anda cada pilar relacionado a Pessoas, é necessário aplicar de um processo de avaliação de cada atributo, incluindo também o nível de diversidade identificado dentro da organização, que é um grande combustível para a inovação.

Ciência da Inovação

Acompanhando a área relacionada a Pessoas, temos a Ciência da Inovação. O nível de maturidade em inovação é determinado a partir da avaliação destas duas frentes, que se subdividem para facilitar o desenvolvimento do nível de cada organização.

Quando falamos de Ciência da Inovação, falamos de uma abordagem sustentável para que organizações possam evoluir sua cultura de inovação com métricas e resultados consistentes. Esse mix de inovação oferece uma estrutura para que as organizações possam implementar iniciativas incrementais e obter resultados consistentes. A seguir, mostramos como uma aceleradora de inovação trabalha todos esses pilares de forma integrada.

A organização precisa trazer de forma clara os conceitos e o propósito da mesma para todo o corpo de colaboradores. A partir dessa articulação efetiva da liderança para todas as ramificações da organização é possível desenhar e aplicar estratégias claras e impulsionadoras da inovação. Saber identificar essas estratégias é uma forma de avaliar a permeabilidade da liderança inovadora na organização.

Outro ponto forte que a Ciência da Inovação traz e é papel da aceleradora de inovação conseguir desenvolver nas organizações é a estruturação, acesso e uso de dados para alimentar continuamente os processos de inovação.

Em junção a um acesso aberto e inteligente às métricas importantes para a organização está o domínio de ferramentas e recursos considerados ágeis, que permitem testar, gerenciar, acelerar e adaptar os projetos com facilidade. Avaliar todos esses pontos é o que determina o estado da Ciência da Inovação dentro da sua organização.

Quando você trabalha com uma aceleradora de inovação, é possível realizar o processo para potencializar a inovação por meio de uma inteligência de dados que gera um plano de ação com base na realidade da organização, mentoria com experts, imersão com lideranças para aprofundamento sobre o método e implementação de ações. Aqui, na Innoway, nós fornecemos o necessário para a evolução da cultura de inovação de maneira gradativa, segura e eficiente.

Se você se interessa por inovação e por como promover uma cultura de inovação coesa, nós da Innoway podemos te ajudar. Saiba mais sobre a nossa solução em innoway.com.br

fique por dentro da inovação

Metodologia

Metodologia Innoway: entenda tudo sobre

Incorporando mais de vinte anos de experiência no campo da inovação e da cultura organizacional, a Metodologia Innoway combina uma vasta gama de literatura relevante, um estudo aprofundado das empresas mais inovadoras.