Cultura de Inovação: Entenda o verdadeiro DNA de empresas transformadoras

Cultura de inovação: Entenda como melhorar o desempenho da sua empresa!

Inovar não é mais um diferencial no mundo empresarial, mas sim uma questão de sobrevivência. Saber inovar de forma consistente e constante é o que vai determinar se a sua empresa está à prova do futuro. Para fazer isso, você precisa saber promover uma cultura de inovação no seu ambiente de trabalho que permeia todos os níveis da organização.

E não pense que esse é um desafio apenas das empresas mais antigas, nascidas num ambiente analógico. Inovar não tem a ver com ser ou não digital, mas tem a ver com o desenvolvimento de capacidades e práticas individuais e coletivas para que o novo seja bem-vindo.

Ao longo deste artigo vamos definir alguns conceitos importantes e como você pode identificar o que é cultura de inovação, de fato. Vamos lá?

O que é inovação?

Aqui no Innoway, nós gostamos de definir inovação como um meio de tornar melhor a vida das pessoas de forma constante. É comum cair na armadilha de pensar que inovação é apenas inventar coisas ou extrapolar uma ideia disruptiva, como o Uber ou o Airbnb, que são startups que mudaram a lógica do mercado.

Você não precisa ir muito longe para inovar e nem precisa pensar em algo muito diferente. Você pode inovar todos os dias e mudar para melhor o ambiente em que você vive. Inovar está intimamente ligado à função e ao impacto que essa inovação tem no mundo.

Por isso que “inventar” é diferente de “inovar”, porque enquanto a invenção é uma solução com uma finalidade determinada, inovação é um meio pelo qual melhoramos sistematicamente a vida das pessoas. Nosso CEO Daniel Alves explica mais sobre o que é inovação neste vídeo.

E o que é cultura de inovação?

Agora que você já sabe o que é inovação, vamos entender o que é cultura de inovação. Algo que é muito didático de fazer para entender novos conceitos é partir da definição formal da palavra. Segundo o dicionário Michaeliscultura é o conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, padrões de comportamento, adquiridos e transmitidos socialmente, que caracterizam um grupo social.

Já aplicando esse conceito dentro de empresas, cultura é tudo aquilo que é praticado pelos indivíduos da organização de forma consciente e inconsciente. São as regras pelas quais os indivíduos pensam e tomam decisões em todos os níveis hierárquicos.

Quando falamos de cultura de inovação, não é apenas incentivar ações que promovam a criatividade entre os colaboradores da organização. Fomentar esse tipo de cultura é alterar as regras vigentes para que elas promovam a inovação o tempo todo. Porque inovar não é uma ação isolada, é uma forma de ser e pensar.

Isso significa, portanto, que a liderança tem um papel fundamental em direcionar para onde as ações devem ir, quais favorecem o ambiente de inovação e precisam continuar e quais jogam contra e precisam ser tratadas.

Isso significa, portanto, que a liderança tem um papel fundamental em direcionar para onde as ações devem ir, o que favorecem o ambiente de inovação e precisa continuar e o que jogam contra e precisa ser tratado.

Então quando queremos falar sobre criar uma cultura de inovação, é muito mais do que incentivar ações criativas. É criar sistemas estratégicos, democráticos e colaborativos que melhoram sistematicamente a vida dos colaboradores, clientes, indústrias e comunidades.

Características de uma cultura inovadora

Uma cultura de inovação de sucesso possui 4 características fundamentais: indivíduos, colaboração, estratégias e processos. Vamos passar por cada uma delas para que você entenda melhor como classificamos cultura de inovação aqui dentro do Innoway.

1. Indivíduos

Um dos principais estigmas que nos travam na hora de inovar é acreditar que apenas gênios excêntricos fazem isso, que é necessário ser “o próximo Steve Jobs” para conseguir inovar de forma consistente.

É um estigma, mas que tem algo que podemos aprender com ele. Essas pessoas que são referência em inovações de grande impacto ensinam algo importante: todas elas são transgressoras com propósito. As características que são encontradas em todos eles são: uma curiosidade avassaladora, a empatia, muita paciência e muita resiliência. Se quisermos inovar, essas são algumas das habilidades para desenvolver continuamente.

2. Colaboração

O outro estigma que nos paralisa é acreditar que existe um grupo isolado que respira inovação na empresa e que não fazemos parte dele, que é necessário ter uma área exclusiva para isso e que não temos as capacidades necessárias para participar dela.

Além de precisarmos desenvolver competências que servirão de veículo para a inovação, precisamos também trabalhar em equipe para que ela ocorra. A cultura de inovação precisa da colaboração de todos, do apoio da liderança para que isso aconteça, de um ambiente que promova relações positivas entre os indivíduos e de muita segurança psicológica também.

3. Estratégias

Um grande pilar da cultura de inovação vem da estratégia da empresa, do quão claro é o propósito do trabalho feito nela tanto para o CEO quanto para as funções mais operacionais, por exemplo.

Algo que aprendemos com o tempo e gostamos muito de falar é que as empresas que possuem uma cultura de inovação sólida têm estratégias guiadas por propósitos claros e transformadores.

O propósito transformador é, antes de tudo, uma declaração da empresa. E para além disso, é como ela articula sua estratégia e pretende contribuir com a humanidade. Os propósitos ajudam a passar do “como fazer?” para “como melhorar comunidades, indústrias e o planeta?” e ajudam a articular por que a organização existe e qual o impacto que ela tem no mundo.

4. Processos

Um erro comum é achar que inovação é algo orgânico, que acontece espontaneamente se você tem todas as outras características que falamos anteriormente. Para inovar, é necessário ter método e isso não vai tirar o valor da inovação quando acontecer.

Um exemplo de processo robusto de inovação é o Test & Learn, onde a mentalidade está sempre focada em testar possibilidades e tirar aprendizados de todos os cenários. Nunca ver o resultado inesperado como uma falha, mas sim uma oportunidade de aprender.

Você consegue ver mais exemplos de processos e aprofundar mais sobre o que é cultura de inovação com o Daniel Alves em mais um vídeo no nosso canal.

Por que adotar uma cultura de inovação na minha empresa?

Se antes adotar a cultura da inovação era um diferencial, hoje ela é uma questão de sobrevivência. Inovar não é só uma escolha, é uma necessidade. Estamos na década da abundância, onde a velocidade de produção de informação e consumo dela tem transformado as pessoas cada vez mais rápido.

Adotar a cultura de inovação é se preparar para esse novo paradigma e se beneficiar de todos os efeitos colaterais disso. Para deixar mais claro, listamos 3 motivos pelos quais você deve incorporar uma cultura de inovação o quanto antes na sua empresa.

Maior competitividade e longevidade da empresa

Empresas que adotam a cultura de inovação tendem a ser mais competitivas no mercado, apresentando soluções de impacto, e com isso tornam-se à prova do futuro. Saber que a organização vai conseguir antever tendências e se adaptar com naturalidade aos novos desafios aumentam a longevidade da mesma.

Maior satisfação dos colaboradores

A cultura de inovação preza tanto pelo impacto que você gera na sociedade, mas também no impacto nos indivíduos que a constroem. Trabalhar num ambiente onde erros não são recriminados, mas que sempre são vistos como oportunidades de aprendizado, são grandes promotores da segurança psicológica.

Trabalhar num espaço em que a diversidade é bem vista, pois ajuda a dar mais perspectivas na hora de resolver problemas complexos, colaborar com colegas e ter a segurança para se expressar é altamente fértil. Tanto a empresa quanto o colaborador se beneficiam disso, pois há a certeza de um espaço seguro para crescer e se desenvolver. 

Maior produtividade e retorno financeiro

A cultura de inovação promove a comunicação e o trabalho em equipe, sem falar na curiosidade. Quando os colaboradores são curiosos, eles questionam como as coisas são feitas e são mais propositivos na hora de revisar os processos. Havendo possibilidade de propor novas formas de fazer as coisas, testar e aprender, todo o sistema se torna mais produtivo.

Além disso, as organizações que possuem estratégias com propósitos transformadores e claros costumam dar um retorno até 10 vezes maior aos acionistas em comparação com as que não têm. Portanto, ser inovador no DNA é lucrativo para todos os envolvidos.

Com tudo isso que foi colocado, queremos saber de você: na sua organização, há ou não uma cultura de inovação? As características estão presentes em maior ou menor grau? A sua organização sente os benefícios da cultura atual ou será que é possível fazer mais?

Aqui no Innoway nós trabalhamos acelerando a cultura de inovação nas empresas. Conheça um pouco mais das nossas soluções no nosso site.

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