CEO seja o hacker da Cultura Organizacional

Descubra como CEOs podem impulsionar a cultura organizacional como verdadeiros hackers. Leia agora!

Trabalhando com assessment de cultura de inovação, tenho conhecido gestores e líderes incríveis, bem como vivido o privilégio de aprender muito sobre o dinâmico, mutante, encantador, cruel e insensato mundo dos negócios.

Nesse ambiente onde incertezas são geradas por uma diversidade de causas correlacionadas, encontrar uma solução virou um desafio indigesto gerando mais perda de recursos, talentos e incapacidade de crescer do que melhores resultados.

Lidar com desafios complexos exige pelo menos duas capacidades: a de fracionar o problema para lidar com causas específicas e a de desenvolver soluções diferenciadas e até mesmo ousadas.

Por trabalhar com uma plataforma de dados e inteligência para inovar, os projetos que desenvolvemos na Innnoway, demonstram que pelo menos três sementes devem ser regadas cuidadosamente pela liderança no solo chamado cultura organizacional para que essas capacidades tragam resultados. Segundo nossa base com mais de 2.800 respondentes que responderam o Innoway para identificar oportunidades a partir da consciência da maturidade da cultura de inovação da sua empresa, é evidente que a capacidade de explorar o futuro é bem menor do que o empenho em buscar a excelência, ou seja a eficiência na operação.

O gráfico apresenta dados da plataforma Innoway sobre os principais fatores em uma cultura de inovação e apontam que que a capacidade de explorar o futuro é bem menor do que o empenho em buscar a excelência

Coragem, criatividade e tempo.

Processos impecáveis, novas tecnologias, metodologias e bônus para aumentar a remuneração, podem ajudar, mas não trazem luz à complexidade. Mas, o que bônus, participação nos resultados, horário flexível e outras cenouras têm a ver com isso?

Simples. As pessoas que estão acima da média – e elas são essenciais para resolver problemas complexos – renunciam ao dinheiro por um lugar onde encontram incentivo e liberdade para transformar sua capacidade criativa em ação.

Todas as pessoas são criativas, mas infelizmente, a maioria perde seu potencial criativo com o avançar da maturidade. Nas escolas, com raras exceções, somos preparados para ser aprovado no vestibular. Nas empresas, por mais que esteja no discurso, na prática, a hierarquia e os processos distanciam a autogestão e a ousadia das tarefas diárias.

Ambiente psicologicamente seguro para as pessoas flertarem com a vulnerabilidade que, por sua vez, demanda coragem para assumir riscos, precisa sair da intenção e virar realidade. Missão essencial dos líderes de verdade.

Quanto ao tempo, bem, em um mundo onde a maioria das culturas empresariais são muito orientadas por resultados, usar o tempo para ter ideia, não parece ser uma boa ideia, até porque as pessoas estão sendo pagas para entregar resultado e não novos olhares para velhos problemas.

O alerta URGENTE está aceso!

As incertezas e a complexidade trazem junto dúvidas e inseguranças em relação aos resultados de uma solução. Padrões limitam as mudanças urgentes que precisam acontecer para transformar a cultura de uma empresa. Lembre-se que a transformação cultural só acontece se padrões forem rompidos, se os líderes estiverem dispostos a se transformar. Se os líderes não mudam, a empresa não muda e os padrões permanecem.

transformação cultural só acontece se padrões forem rompidos, se os líderes estiverem dispostos a se transformar. Se os líderes não mudam, a empresa não muda e os padrões permanecem.

Sem abertura e muita disposição para explorar novas possibilidades e preparar as pessoas para encarar desafios complexos com agilidade para obter ganhos com as mudanças necessárias, o futuro está comprometido.

É urgente a demanda por estruturas, processos, rituais e principalmente líderes preparados para desenvolver uma cultura de inovação que promova o pensamento criativo e a resolução de problemas para encontrar soluções criativas mais rapidamente.

É chegada a hora de aprender outras maneiras de fazer acontecer. É preciso “hackear” a cultura para quebrar os padrões de atitudes e comportamentos incompatíveis com tempos de incertezas, constantes mudanças e complexidade. A missão de liderar essa jornada é do CEO.

Desperte o potencial criativo.

A neurociência prova que o ser humano repele as incertezas e se sente mais confortável quando está em um ambiente conhecido e seguro. Por isso é tão comum querermos transformar incertezas em certezas. Nos apoiamos em nossas verdades e opiniões baseadas em velhas experiências quando somos desafiados a fazer diferente.

É por isso que profissionais com muito tempo de casa apresentam resistência a mudanças, mesmo que a situação atual não esteja adequada. É fundamental que as pessoas vejam um significado valioso na mudança. Dar significado é perceber. Perceber é criar versões da realidade a partir dos nossos pressupostos, ou seja, aquilo que se supõe antecipadamente.

cultura é como um sistema no qual uma realidade opera e precisa ser “hackeada” para apontar falhas que prendem a empresa na inércia que a impede de evoluir. Mais do que vantagem competitiva, as empresas precisam estabelecer vantagens criativas capazes de incrementar, ampliar o negócio atual ou até mesmo reinventar ou criar um modelo de negócio.

Pare e reflita sobre o potencial criativo de cada indivíduo que trabalha em uma empresa e está abafado pela cultura atual, pelas verdades viciadas que os deixam estagnados em troca de segurança. Agora imagine esse potencial sendo direcionado para desenvolver ideias criativas aplicadas para aprimorar o presente e explorar o futuro.

Desenvolva uma cultura criativa

A principal atribuição de um líder, em uma empresa consciente da necessidade de evoluir para uma cultura de inovação, é promover a curiosidade e as habilidades criativas para encarar desafios complexos. Com isso em mente, compartilho aqui sete dicas que podem ser utilizadas para orientar o desenvolvimento dessa cultura:

A IMAGEM APRESENTA UM INFOGRÁFICO COM DICAS PARA IMPLEMENTAR UMA CULTURA CRIATIVA.

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